BBC Russian 01/11/2010
Dilma Rousseff venceu o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, informam os representantes do Tribunal Superior Eleitoral, responsável pelas eleições no país. Será a primeira mulher a assumir a presidência na história do país.
Rousseff, candidata do partido governista (PT), recebeu 55% dos votos, sendo que seu rival José Serra, do partido de oposição (PSDB), recebeu 45%.
Rousseff, 62, assumirá o posto de chefe de Estado deixado por Luís Inácio Lula da Silva, que em seus dois mandatos trabalhou com índices inéditos de popularidade. Não obteve, porém, um terceiro mandato, proibido pela constituição brasileira.
Desta forma, Lula da Silva apoiou nas eleições a candidatura de Rousseff, que baseou sua campanha na promessa de seguir com as políticas de seu antecessor, cujo resultado foi um intenso crescimento econômico. Até sua eleição como presidente, Rousseff trabalhava como chefe de gabinete do governo de Lula da Silva.
Como a própria Rousseff admitiu em entrevista à agência Reuters, ela não aspirava ao cargo de presidente. Teve inicialmente a impressão de que a empurravam para uma "aventura". Ela não acreditava que da Silva pensava nela seriamente como uma possível sucessora. Dois anos antes das eleições, a equipe de da Silva teria começado a trabalhar na imagem de Rousseff: os óculos foram substituídos por lentes, ela começou a usar maquiagem e passou por uma cirurgia plástica facial. Finalmente, no ano passado, ela superou uma terrível doença, tendo sido curada de um câncer nos vasos linfáticos.
Fonte: site do Jornal Ведомости (Vedomosti), 01/11/2010. http://www.vedomosti.ru/politics/news/1136449/braziliya_operaciya_preemnica_proshla_uspeshno
Nenhum comentário:
Postar um comentário