terça-feira, 16 de novembro de 2010

Рок-н-ролл!

Acredito que uma das formas mais eficazes de se estudar um idioma é integrar conteúdos da história e cultura dos países falantes de uma determinada língua nas aulas ou no estudo individual. Seja através de filmes, música ou teatro, seja através dos esportes ou da culinária, despertar o interesse pela vida do outro é sempre uma atividade que enriquece nossa visão de mundo e nosso vocabulário. Quantas palavras e expressões idiomáticas novas não podemos aprender além das aulas, ao chegarmos em casa e visitarmos um site sobre esportes em russo? Quando dava aulas de inglês (ainda não cheguei ao nível de ensinar russo, isso é trabalho para nosso colega Красный Волк) sempre trabalhava com músicas, e o resultado sempre foi muito satisfatório.


ESSE TAL DE ROCK'N'ROLL

Sim, como em quase todas as parte do mundo, existe rock na Rússia. Ah, pensou que só havia música clássica e modinhas de balalaika nas gélidas terras do leste? Se deu mal. Também há reggae, ska, punk, pós-punk, gótico, heavy metal, trip-hop, rap, boy bands, jazz... Confesso que foi essa descoberta que me incentivou a estudar russo. Não, não foi o Dostoiévski. E o mais incrível é que os caras são realmente bons.

Nos próximos posts irei escrever pequenas biografias das principais bandas de rock, tanto da época soviética quanto das mais atuais, com os respectivos links para sites. Grande parte das bandas disponibilizam letras das músicas e arquivos de video e audio para baixar, o que pode ser uma ferramenta bem útil nas aulas de russo, ou para estudar em casa. Mas seria muita "falta de sacanagem" fazer toda essa propaganda sem dar uma pequena amostra do que vem por aí. Seguem abaixo dois videos de duas das minhas bandas favoridas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário