terça-feira, 30 de novembro de 2010

Akvarium



A vida nunca foi muito fácil para os músicos de rock na União Soviética. O Rock'n'roll, como produto cultural estrangeiro, era banido das rádios e televisões soviéticas. O acesso a esse tipo de música era clandestino e bandas como The Beatles, Pink Floyd e Bob Dylan entravam no território soviético por baixo da "cortina". Mesmo assim, um rapaz de Leningrado chamado Boris Grebenshikov, estudante de Matemática Aplicada, decidiu montar uma banda de rock em 1972, junto com seu amigo de infância Anatolii Gunitskii. O nome desta banda seria Akvarium. Com o passar do tempo outros músicos passaram a integrar o grupo e Anatolii deixou o Akvarium para seguir carreira no teatro. Apesar disso, muitas das letras de música da banda continuaram a ser de autoria de Anatolii.

No começo dos anos 80 o cenário do rock soviético era um pouco melhor, porém ainda era uma cultura basicamente underground. As autoridades não podiam mais negar o fortalecimento da contracultura que estava emergindo e passaram a permitir algumas apresentações esporádicas. Um fato curioso desta época: algumas bandas faziam shows acústicos em apartamentos, já que nem sempre dispunham de locais para fazer suas apresentações. É claro que quase sempre alguém denunciava os "baderneiros" e a polícia acabava com a festa. Foi nesta época, em 1981, que o Akvarium gravou seu primeiro disco, Sinii Al'bom. Mesmo com recursos precários de gravação, a banda lançou 10 discos até 1986. Em 1987 lançaram o álbum Ravnodenstvie pela gravadora oficial do regime, Melodiya.

O Akvarium chegou aos Estados Unidos: em 1986 foi lançado em terras ianques o disco Red Wave - 4 Undergrounds Bands from the USSR, que incluía seis músicas do grupo. Boris Grebenshikov foi convidado para participar de um projeto musical com diversos músicos ocidentais como, por exemplo, membros da banda Eurythmics, e lançaram em 1990 o disco Radio Silence. Com a banda inativa, os demais membros do Akvarium lançaram-se em carreira solo. Boris retorna à Rússia e renomeia o Akvarium para BG-Band, com novos músicos.

Em 1993 o Akvarium retorna com o álbum Lyubimie Pesni Ramzesa IV, procurando preservar o mesmo espírito das décadas de 70 e 80. A banda continua ativa até os dias de hoje.

Formação atual (clique em cima do nome para visualizar informações sobre o músico)

Boris Grebenshikov
Boris Rubekin
Alexander Titov
Andrei Surotdinov
Vladimir Kudryavtsev
Oleg Shar
Albert Potapkin
Oleg Goncharov
Alexander Berenson
Igor Timofeev
Fedor Kuvaitsev
Andrej Svetlov

Para discografia e mais informações, visite o site oficial (em russo, inglês, alemão e francês).

Um vídeo da fase mais recente do grupo, para fechar o post:



Nenhum comentário:

Postar um comentário